Você sabe o que é trade off em liderança?
- Nurian Caravazi
- 26 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de out.
É bastante comum entre profissionais que acabam de assumir posições de liderança questionar: “O que eu faço agora?”. Mais comum ainda é que a rotina intensa nos coloque no “piloto automático”, e apenas seguimos em frente. Afinal, "se fui promovido, é porque tenho as competências necessárias".
As primeiras surpresas ou os primeiros tombos normalmente estão ligados a este tema: o líder não tem clareza que precisa mudar.
Recentemente, encontrei uma colega que assumiu uma posição de liderança política e, durante a conversa, sugeri que iniciasse um processo de coach para que se preparasse para a nova posição. Em meio à correria (ela estava muito contente com seu novo desafio), parecia não ouvir ou não entender do que eu falava.
Aproximadamente cinco meses depois, recebi uma mensagem por WhatsApp, às 23h, que vinha dela: “Vamos falar sobre aquele processo de coach que você comentou? Vou precisar! Estou sofrendo com alguns fatos ligados à comunicação e à imagem que fazem de minha nova posição”.
Esse é um exemplo ligado à liderança política, mas liderança é liderança, em qualquer área ou cultura. Os desafios são muito parecidos, seja na liderança organizacional, política, espiritual ou comunitária.
Primeira colheita: As competências que nos trazem até uma posição de liderança possivelmente não serão as mesmas que nos levarão adiante.
Trade off é uma expressão em inglês que tem a ver com uma situação de escolha entre opções conflitantes. Trazida para a realidade de um líder, significa “o que deixar e o que levar?" Quais comportamentos devo aprender e quais desaprender, para me consolidar na nova posição?
Há diversas formas de consolidar uma transição. Esse processo pode ser conduzido por você mesmo, por tentativa e erro, ou trocando experiência com profissionais mais experientes, nossos mentores. Entretanto, se você tem pressa e precisa se desenvolver rapidamente, uma alternativa que pode acelerar o processo é encontrar com um profissional de desenvolvimento. São profissionais que podem acompanhar sua caminhada, tornando-a mais rápida e estratégica.
O primeiro passo, muito importante, já demos: a tomada de consciência e comprometimento com a mudança.

